30 tradições de casamento pelo mundo

30 tradições de casamento pelo mundo

“O casamento é das celebrações mais ricas em tradições e independentemente da cultura, é realizada nos quatros cantos do mudo!”

Independentemente do país, religião ou povo, cada cultura têm as suas crenças e os seus rituais com tradições do casamento para dar sorte aos noivos.
As tradições passam de geração em geração e os noivos modernos fazem questão de as seguir.

Quem não fica curioso em saber como são as tradições de casamento numa cultura ou país?

Depois de várias pesquisas, reuni algumas das tradições mais conhecidas em todo o mundo.

Portugal: É leiloada a liga da noiva para angariar dinheiro. Os convidados devem comer 5 amêndoas como simbolo de felicidade, fertilidade, longevidade, riqueza e saúde aos noivos.

Espanha: A aliança do casamento é colocada na mão direita, ao invés da mão esquerda. Por sua vez a de noivado, é na mão esquerda. Durante a cerimónia, os noivos trocam entre sí 13 moedas chamadas de”Arras de boda” representam os 12 meses do ano e o 13º mês. Simbolizam a partilha dos bens na vida futura.

França: Após a cerimónia, os convidados da noiva e do noivo juntam dentro de um penico os restos das bebidas e os noivos devem beber por ele. No dia seguinte ao casamento, fazem uma receção, seguido de um jantar com diversos pratos. O convívio pode durar horas.

Itália, o noivo coloca um objeto de ferro no bolso e usa-o durante todo o casamento para afastar os maus espíritos. Casar em dias de chuva dá sorte e no dia do casamento quebra-se um copo. O número de pedaços de vidro quebrados, simbolizam os anos de felicidade dos noivos.

Holanda: O casal planta um pinheiro para trazer fertilidade e sorte. A rolha da primeira garrafa de champanhe a ser aberta no dia do casamento, é colocada dentro da almofada dos recém-casados na noite de núpcias para abençoá-los com uma vida sexual feliz.

Alemanha: No dia do casamento a noiva transporta no vestido sal e pão e o noivo grãos de cereais para terem sorte e saúde. Os noivos oferecem um jantar à família e convidados na véspera do casamento.  Os convidados levam loiça e partem-na para dar sorte aos noivos. Por sua vez, os noivos devem apanhar os cacos como símbolo do trabalho em únião na vida de casados.

– Reino Unido: As damas de honor são crianças símbolo de juventude, vitalidade e fertelidade. Casar à quarta-feira dá sorte.

Suécia: A noiva receba da mãe uma moeda de ouro para colocar no sapato direito e do pai uma de prata para o esquerdo. A noiva deve andar com as moedas durante o dia do casamento para trazer sorte e prosperidade. As almôndegas suécas não podem faltar na ementa. Os casamentos são mais intimistas e grande preocupação com a disposição das pessoas pelas mesas, isto porque raramente existe dança e os convidados preferem uma boa conversa sobre os noivos: a infancia, as brincadeiras, o tempo de escola… Ainda na Suécia os noivos sobem ao altar juntos. Simboliza a vontade própria que ambos têm em estar ali. Ao contrário do que aconteceu nos recentes casamentos reais em que o povo e até o arcebispo demonstraram indignação pelas noivas entrarem na igreja com o pai.

Dinamarca: Os noivos trocam de roupa para confundir os maus espíritos. A noiva não pode costurar o seu vestido pois cada ponto simbolizará cada lágrima no seu casamento.

Estónia: Colocam uma venda nos olhos do noivo e fazem-no girar. De seguida o noivo coloca o seu chapéu na cabeça de um solteiro, que será o próximo a casar.

Escócia: O noivo veste um saiote masculino em xadrez, uma algibeira e uma faca enfiada na meia que complementa o traje tradicional escocês. O traje é também obrigatório para as restantes personagens de destaque no casamento, pais e padrinhos. As alianças de casamento devem passar pelos convidados, de mão em mão para absorver boas energias e serem desejadas felicidades ao casal. As alianças devem conter a frase em gaélico “Amo-te”.

Rússia: Todos os convidados, depois de beberem o champanhe, atiram os copos ao chão para trazer sorte.

Marrocos: A noiva toma um banho de leite para purificar-se. Os pés e as mãos são pintados de henna.

Turquia: As solteiras escrevem os seus nomes dentro do sapato da noiva. Após a festa do casamento, o nome que estiver mais apagado é o da próxima a casar.

Egito: A família cozinha durante uma semana inteira para os noivos. No dia do casamento a noiva é beliscada pelas mulheres para dar sorte.

Israel: As mães dos noivos partem um prato de porcelana em frente aos noivos como forma de os lembrar que quebrar o contrato de casamento é um ato muito grave.

Paquistão: O noivo casa com a noiva sem nunca ter visto o seu rosto. Depois do casamento os noivos regressam a casa. A família segura um xale verde sobre a cabeça dos noivos e um espelho. A noiva retira o véu que usou durante toda a cerimónia e é a primeira vez que os noivos se vêem. Enquanto isso a familia da noiva rouba os sapatos do noivo e ele terá de pagar para os ter de volta.

África do Sul: Os pais do casal transportam fogo, sinónimo da chama do amor que alimenta o coração dos noivos.

Austrália: A Bíblia sagrada deve passar de família em família e a noiva também deve oferecer ao noivo uma como símbolo de alegria e esperança no futuro.

– China: Os noivos bebem vinho com mel para terem uma vida doce e próspera. A noiva usa vestido vermelho e toda a decoração é vermelha, símbolo do amor, felicidade e prosperidades. A noiva usa 3 vestidos: Um para a cerimónia, outro para o jantar e outro para a festa. Os convidados não dão aos noivos presentes para a casa mas sim dinheiro vivo.

Filipinas: Os convidados é que pagam a festa, logo ser convidado para o casamento é tão importante como ser padrinho ou madrinha.

Estados Unidos: A noiva usa “Something old, something new, something borrowed, something blue” ou seja, algo velho simboliza continuidade, algo novo é esperança, algo emprestado a felicidade dada por um amigo e o azul da pureza.

– Brasil: A gravata serve para arrecadar dinheiro. Cada pessoa que contribuir tem de levar um pedacinho da gravata.

Peru: Em vez do tradicional bouquet, é feito um bolo onde estão incorporadas fitas. A mulher solteira que puxar a fita e encontrar um anel falso, é a próxima a casar.

Japão: Os noivos bebem nove goles de saqué para reforçarem o casamento. Ao primeiro gole já estão casados.

Índia: A noiva não usa branco pois neste país simboliza a morte e só as viúvas o usam. O casamento inicia-se uma semana antes da cerimónia. O noivo vem montado num cavalo com turbante, ou com uma espada na mão para anunciar o casamento. O irmão mais novo do noivo atira as flores sobre os noivos para os proteger do mal.

México: O bouquê é colocado junto de uma imagem da Virgem Maria. O noivo dá à noiva 13 moedas de ouro como prova de fidelidade no casamento pois simbolizam Cristo e os seus apóstolos.

Venezuela: Os noivos trocam 13 moedas de ouro para simbolizar a fortuna e a prosperidade no casamento.

Colômbia: Os vestidos de noivas não levam pérolas. Elas simbolizam as lágrimas que serão derramadas na vida de casamento.

Fiji: O noivo presenteia o sogro com um presente valioso, um dente de baleia.

Por muitas diferenças que hajam nas tradições do casamento pelo mundo, existe algo em que é comum: O Amor.

 

Créditos de imagem: Dave and Charlotte

Artigo seguinte 7 dicas para escolher a data do seu casamento
%d bloggers like this: