12 Dicas para encontrar a casa dos vossos sonhos.

12 Dicas para encontrar a casa dos vossos sonhos.

“Quem casa, quer casa”. O ditado é bem antigo e é bem verdade!

Depois de passar uma parte da vida em casa dos pais, é chegado o momento dos filhos “abrirem as asas e voar”. É hora de assumir uma nova etapa, uma nova família e deixar para trás o ninho protetor: a casa dos pais.

Embora não seja considerado um dos preparativos do casamento, procurar casa é um passo muito importante para o início de uma vida a dois.

Procurar casa é uma aventura! Se esta for a vossa primeira habitação, no início, pode ser divertido e um mar de emoções, mas, rapidamente poderá tornar-se numa “dor de cabeça”. Há tanta coisa em que pensar que de repente, tudo pode parecer confuso e desmotivador.

Os gostos pessoais são importantes na escolha da nova casa, mas o futuro orçamento familiar é determinante. Trata-se de uma decisão que deve ser muito bem ponderada. Ela representará um grande investimento financeiro e um esforço de ambas as parte para toda a vida.

Para ajudar-vos nesta nova etapa, reuni 12 dicas básicas a terem em conta na escolha da vossa casa.

– Pesem as vantagens e desvantagens de comprar ou arrendar casa.

– Tenham em mente o vosso orçamento. Façam contas aos vossos rendimentos mensais. Pensem em conjunto em todas as despesas que terão mensalmente tais como: a alimentação; combustível; despesas com transporte; seguros de saúde, carro ( outros); animal de estimação; condomínio (em caso de apartamento); telecomunicações (telemóveis, internet, televisão por cabo); despesas com crianças (caso já existam); atividades desportivas… Devem igualmente, pensar nas poupanças.

– A localização da habitação é importante. Viver na mesma cidade onde trabalham ou, o mais perto possível do local, evita despesas com transporte e almoço. Para além de ser mais rápido chegar a casa, permite-vos dedicarem mais tempo à família que pretendem constituir.

– Procuram uma habitação provisória para futuramente a vender? Ponderem a localização do imóvel. Um apartamento no centro da cidade, onde os transportes, os acessos rodoviários e os bens e serviços estão ali ao pé torna o imóvel mais valioso e com mais hipóteses de o vender rapidamente.

– O imóvel deverá satisfazer as necessidades do agregado familiar. Comprar um T1 como remedeio e de seguida ter bebés, não é boa opção. Optem logo por um T2 ou T3.

– Procurem um imóvel que não necessite de grandes remodelações. Poupar dinheiro é importante.

– Despesas como o condomínio, o ano de construção do imóvel, necessidade de obras no edifício, elevador, exposição solar, garagem (ou lugar de garagem) devem pesar na decisão.

– Invistam num valor generoso como “sinal” para a compra da habitação. Permite-vos aliviar a despesa mensal do crédito habitação e transmitirá mais confiança ao banco na hora de pedir crédito.

– Num imóvel usado procurem por rachas, humidade e infiltrações. Questionem sobre a classificação energética, o estado do gás, da canalização e da electricidade. O estado de conservação do imóvel é igualmente importante. Num prédio com condomínio contacte o administrador e informe-se sobre o valor mensal a pagar e se existem atrasos de quotas por parte do antigo proprietário.

– Confirmem junto da Conservatória de Registo Predial se a casa cumpre todos os requisitos de legalidade, nomeadamente na existência de penhoras ou hipotecas sobre o imóvel para que não tenham de assumir uma dívida que não vos pertence. Junto das finança procurem saber se existe algum contrato de arrendamento.

– Se vão comprar terreno para construção, informem-se junto da Câmara municipal da existência de licença de construção ou habitação.

– Se a intenção é construírem casa própria, a data prevista para entrega do imóvel, não deverá coincidir com os preparativos do casamento. Já terão tarefas suficientes nessa altura e se adicionarem as mudanças, será o caos total! O ideal será a casa ficar pronta um ano antes do casamento.

Procurar e comprar casa pode levar algum tempo. Não fiquem stressados ou angustiados se não encontram aquilo que pretendem logo à primeira. O importante é certificarem-se que terão a casa pronta uns meses antes do casamento. Só assim terão tempo suficiente para as limpezas, mudanças, organização e decoração do novo lar.

Pensem que é apenas uma fase e que rapidamente terão o vosso “ninho de amor”.

Créditos de imagem: Precision Home inspection

Artigo anterior 7 dicas para escolher a data do seu casamento
Artigo seguinte Tudo o que precisa saber sobre a liga da noiva
%d bloggers like this: